Hamas liberta 20 reféns israelenses em acordo de cessar-fogo

Hamas liberta 20 reféns israelenses em acordo de cessar-fogo

Foto: Divulgação/IDF

Os reféns israelenses que estavam em poder do grupo terrorista Hamas começaram a ser libertados na madrugada desta segunda-feira (13), após dois anos de cativeiro. Segundo a imprensa estatal israelense, 20 pessoas foram entregues à Cruz Vermelha na Faixa de Gaza. A operação faz parte de um acordo de cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos, que põe fim a um dos capítulos mais dolorosos do conflito.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Os libertados fazem parte dos 251 sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, quando o grupo invadiu o território israelense, um ataque que resultou na morte de cerca de 1,2 mil pessoas. Em resposta, Israel lançou uma ofensiva militar que, segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, matou mais de 67 mil pessoas.


A operação de libertação

A libertação ocorreu em duas etapas durante a madrugada. Um primeiro grupo de sete reféns foi entregue por volta das 2h (horário local), e os outros 13 foram liberados duas horas depois. Após serem recebidos pela Cruz Vermelha, eles foram encaminhados às Forças de Defesa de Israel e levados para uma base militar, onde reencontraram familiares em um momento de muita emoção e receberam os primeiros atendimentos médicos.


Em troca, Israel se comprometeu a soltar quase 2 mil prisioneiros palestinos, incluindo 250 que cumpriam penas de prisão perpétua. A agência de notícias Reuters informou que os detentos já embarcaram em ônibus da Cruz Vermelha para serem enviados a Gaza, Cisjordânia e outros países.


O acordo de paz

O plano de paz foi apresentado no final de setembro pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e negociado com a mediação de Egito, Catar e Turquia. Pelo acordo, o Hamas tinha até as 6h desta segunda-feira (horário de Brasília) para concluir a libertação dos 20 reféns que, segundo o grupo, ainda estavam vivos. Trump, inclusive discursa no parlamento de Israel em no começo desta segunda. 


Israel afirmava que o Hamas ainda mantinha 48 vítimas, das quais 28 estariam mortas. O grupo pediu mais tempo para localizar e devolver os restos mortais dos reféns que morreram no cativeiro. Ainda não há um novo prazo para que todos os corpos sejam repatriados. A Turquia anunciou a criação de uma força-tarefa para auxiliar na busca pelos restos mortais na Faixa de Gaza.

*com informações G1

Os detalhes de perícia em e-mail com ameaça à UFSM Anterior

Os detalhes de perícia em e-mail com ameaça à UFSM

Bombeiros fazem buscas a homem que desapareceu nas águas do Rio Cacequi Próximo

Bombeiros fazem buscas a homem que desapareceu nas águas do Rio Cacequi

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI